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16/06/2015
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Inovação e marketing ou só preço baixo

Inovação e marketing ou só preço baixo - cyber two | tkg
Sua empresa é orientada para inovação e marketing ou só para preço baixo?

É comum em algumas épocas, onde a economia não está lá essas coisas, as empresas esquecerem a inovação e o marketing e focarem na redução de custos para tentar manter a lucratividade e ocasionalmente tentarem através dessa estratégia reduzirem o preço para o consumidor final, imaginando que irão mantê-los ou conquistar novos.

Chamo estas empresas de orientadas para custo, ou simplesmente de míopes.

Nestas horas uma das primeiras coisas que acontecem é o corte na verba de marketing, comunicação e inovação, cada uma com sua história mas sempre a mesma ladainha de que “o momento não é bom, as vendas estão fracas, etc, etc, etc”.

Mas o momento tem que estar assim mesmo pra essas empresas. Você é que quis trabalhar com o custo baixo, investir pouco, não ter estratégia de médio e quem dirá de longo prazo, e é isso que você está atraindo com suas ações para sua empresa, está atraindo clientes que valorizam o preço baixo e que vão te trocar pelo primeiro que der um desconto de dez centavos.

Li recentemente uma entrevista com Kotler onde ele dizia:

“Nenhuma empresa deve começar seu pensamento com o que fazer em relação à recessão atual (se referindo ao mercado americano). O ponto de partida é onde ela quer estar daqui a cinco ou dez anos. Que clientes ou problemas sociais quer resolver? Ao trabalhar de trás para frente, a empresa compreenderá qual o melhor mix de disciplina e inovação para seu caso”.

O empresário orientado para custos/ preços baixos terá urticária com essa fala, mas a reflexão acima só os fortes a farão, os fracos continuarão a pensar em reduzir custo e entregar preço baixo e quase não ter lucro.

Poderia escrever muito sobre esse tema mais seria chover no molhado, prefiro mostra um exemplo prático:

Vocês devem conhecer uma empresinha aí chamada Apple, diga-se, uma empresa totalmente focada em inovação e marketing, com produtos como o Mac, o iPhone, iPad e uma penca de outras inovações, sempre comunicadas com um marketing estratégico, moderno e agressivo.

Em 2012 apesar de não ter tido o resultado esperado no quarto trimestre fiscal a Apple não fez feio, seu lucro final de 2012 foi maior do que Google, eBay, Yahoo!, Facebook e Microsoft juntos! É isso mesmo, foi maior do que o lucro de todas elas juntas, isso é marketing ou preço baixo?

Ficou assim – lucro da Apple: 41,7 bilhões de dólares X todo mundo junto: 34,4 bilhões de dólares.

Mas você deve estar pensando: Ahhh! Mas são empresas diferentes!

Sim, concordo com você, então agora vamos juntar Dell, Intel, Asus, Acer, Lenovo, e HP – as maiores fabricantes de PCs com filosofia de preço/ custo – e ver o lucro delas?

Aqui a lavada foi maior, ficou assim: lucro da Apple 41,7 bilhões de dólares X os outros 19,4 bilhões de dólares, como podemos ver no gráfico. Isso é marketing ou preço baixo?

Marketing ou preço baixo? - Faturamento e Lucro da Apple em 2012
A importância da estratégia

A filosofia de marketing da Apple - 1977Os céticos dirão que a Apple deu sorte por ter um visionário a frente dela, entre outras desculpas, que os empresários orientados pelo custo baixo são firmes em narrar. Mas a verdade mesmo é quem em 1977 teve um cara chamado Mike Markkula que aprovou junto ao Steve Jobs a filosofia de marketing da apple, um simples ducumento com três paragrafos, que orientaram a empresa em todos estes anos para torná-la a mais lucrativa do setor, eis a filosofia:

De Mike Markkula para Steve Jobs

Empatia
Uma conexão intima com os sentimentos do cliente. “Nós vamos realmente entender suas necessidades melhor do que qualquer outra empresa”.

Foco
“Com o objetivo de fazer um bom trabalho das coisas que decidirmos fazer, devemos ignorar todas as oportunidades sem importância”.

Impute
“Imputar” diz respeito ao modo com as pessoas formam uma opinião sobre nossa empresa ou nosso produto com base nos sinais que nós transmitimos. “As pessoas de fato julgam um livro pela capa. “Podemos ter o melhor produto, a qualidade mais alta, o software mais útil, etc.; se o apresentarmos de uma maneira desleixada, ele será percebido como desleixado; se o apresentarmos de uma maneira criativa, profissional, vamos ‘imputar’ as qualidades desejadas”

E para finalizar, como diria o filosofo motoboy Jackson Five, vamos “reflexionar” com uma das melhores de Drucker:

[quote] “O produto é tão bom, a estratégia de marketing foi bem elaborada e testada e a comunicação é tão fantástica que o vendedor está ali apenas para tirar o pedido, se falar muito até estraga.” [/quote]

E você, já reduziu a sua verba publicitária?

Márcio Gomes
Diretor Atendimento/ Planejamento

LinkedIn - Márcio Gomes

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